Inicialmente, deixo claro que não se trata de “puxar sardinhas” para onde vivo hoje com minha esposa e família mas, após rodar por quase todo país, puder formar minha convicção levando em consideração alguns aspectos que enumero abaixo:
Custo de vida:
O custo de vida é subdividido em alguns pontos que são de suma importância mencionar, como, por exemplo:
a) Preço dos alugueis;
b) preço dos serviços;
c) preço de produtos básicos.
– Os alugueis em Portugal estão em alta. E quando digo alta, você já pode pensar em pelo menos o dobro dos valores praticados há 2 anos atrás (Veja mais no artigo “Aluguéis de Imóveis em Portugal”). Contudo, Braga se destaca pelo fato de possuir os melhores preços de alugueis de moradias, sejam apartamento, sejam casas.
– Os preços dos serviços são bons,principalmente se levarmos em consideração os preços praticados em Lisboa e no Porto.
– Os produtos também têm ótimos preços, e exemplifico esse ponto no valor do cafezinho que, enquanto em Lisboa e no Porto custam a beira de 1 euro, em Braga estão a custar entre 50 e 60 cêntimos de euro (já achei café por 40 cêntimos em Braga – E café de qualidade).
Qualidade de Vida:
Qualidade de vida é o método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano ou é o conjunto de condições que contribuem para o bem físico e espiritual dos indivíduos em sociedade. Podemos, também, subdividir tal tema em alguns pontos relevantes,como, por exemplo:
a) Receptividade – Os Bracarenses são extremamente receptivos e gostam muito dos brasileiros. Uma vez eu estava no supermercado na fila do caixa conversando com minha esposa e reparei que uma senhora portuguesa não parava de nos olhar. Passado algum tempo ela tomou coragem e veio falar conosco e disse: “Posso ficar aqui mais pertinho para ouvir vocês falando? Acho giro (bonito) a forma que vocês brasileiros falam.” Achamos o máximo!! Rss
b) Segurança – Tenho por habito(talvez adquirido no Brasil) de assistir telejornais diariamente, e confessoque a falta de assunto é tão grande que eles repetem a mesma matéria por, nomínimo, três dias. Além do fato de o maior assunto tratado nos telejornais ser o futebol e a política mundial. Há um ano assistindo diariamente, devo ter assistido(no máximo) a umas 6 ou 7 matérias falando sobre algum crime praticado. Em Braga, faço minhas caminhadas diariamente e também tenho por habito (este adquirido aqui mesmo) beber um café e comer um pastel de nata todo santo dia…Nunca vi nenhuma atitude sequer suspeita. Minha esposa sai sozinha para caminhar todo dia as 11 horas da noite e volta pra casa a meia noite e meia, com seu celular em mãos sem qualquer problema. Isso chega a encher meus ouvidos e meus olhos!!
c) Lazer – Em Braga existem muitas praças, parques públicos, piscinas públicas, praias fluviais com churrasqueiras destas que fazemos nossos churrascos à beira do rio em um belo gramado onde podemos relaxar com nosso notebook ou lendo um bom livro.
d) Cultura – Braga já respira cultura e a cada ano que passa essa aposta está cada vez mais fortalecida. Acidade foi designada como a Capital Cultural do Eixo Atlântico. No ano de 2019 já estão marcados dois grandes acontecimentos: Os Jogos do Eixo Atlântico (a ser realizado em Julho) e a Expo Cidades, a mostra turística das cidades do Eixo.
e) Educação – Creches Públicas, Escolas Primárias Públicas, Escolas Secundárias Públicas e uma das melhores Universidade da Europa, a Universidade do Minho, que possui um dos melhores rates da Europa (com diversos cursos de graduação, mestrado e doutorado).
f) Saúde Pública – Para quem é brasileiro, ao entrar no Hospital Público de Braga parece até que estamos entrando em Hospital particular, tamanha é a organização, a limpeza, a quantidade médicos, enfermeiros e a estrutura do Hospital. Além disso, Braga conta com o sistema de médico de família que cuida de todos os membros da família, inclusive as vezes chego até mesmo a receber ligações para saber se preciso de algum atendimento médico. Também vale mencionar que caso tenha alguma emergência, a ambulância chega extremamente rápido em casa, e mesmo depois de tratado o problema, um enfermeiro liga para saber como estamos. É realmente top!
Melhor Cidade de Portugal
Em matéria publicada no CMJornal, foram divulgados os dados do último Eurobarómetro sobre a qualidade devida, os quais indicaram que Braga ocupa o 3º lugar na Europa e o 1º lugar emPortugal, com 97 por cento dos seus habitantes satisfeitos. A boa relação entre o preço e a qualidade da habitação e a excelência dos serviços de educação são os aspetos que mais contribuem para a extraordinária classificação da cidade.Também a integração social, o acolhimento de estrangeiros e os serviços de saúde estão no topo da preferência da esmagadora maioria dos habitantes de Braga.
Por todos os fatos mencionados, e depois de rodar por quase todo Portugal, afirmo que, na minha humilde opinião, BRAGA é a melhor cidade para se viver em Portugal nos dias de hoje e provavelmente nos próximos anos.
Marcus Castello Branco, Advogado, especialista em direito de imigração, sócio fundador do escritório de advocacia Total Brasil Portugal