Inicialmente, é muito importante deixar claro que o Visto de Estudo é um dos mais solicitados junto ao Consulado Português no Brasil.

Isto porque, a todos é possibilitada a aportunidade de estudar em Portugal, independentemente da classe social e renda mensal do pretendente.

Na maioria dos Vistos solicitados junto ao Consulado Português no Brasil, a renda e a classe social é, por deveras, levado em consideração. O que não ocorre nos Vistos de Estudo.

Eis os principais motivos que tornaram Portugal o queridinho da vez para que os brasileiros venham para a “terrinha” estudar: custo de vida reduzido, as vantagens de estudar em universidades europeias, o idioma português e o clima ameno.

Tanto para a graduação quanto para os mestrados e doutorados, as instituições portuguesas são avaliadas como excelentes e apresentam facilidades para brasileiros diante dos acordos celebrados entre os governos portugueses e brasileiro que facilitaram o intercâmbio de estudantes.

Quando se trata de graduação, o caminho mais indicado para os alunos interessados é o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Graças às parcerias firmadas com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), algumas instituições portuguesas aceitam o resultado do teste como requisito único para admitir os brasileiros. Esse movimento começou com o pontapé inicial vindo da Universidade de Coimbra, a mais antiga de Portugal, que hoje disponibiliza mais de 600 vagas para brasileiros.

Hoje em dia, a Univerdidade do Minho (Uminho), localizada em Braga, além de estar muito bem rankeada na Europa e no mundo, tem uma grande recepção aos alunos brasileiros, possuindo, inclusive, parceria com a UniVale – Universidade Vale do Rio Doce – em Governador Valadares MG, além de possuir ótimos valores de propinas (como são chamadas as mensalidades por aqui).

Já os candidatos ao mestrado ou doutorado passam por um processo diferente, ou seja, cabe ao aluno interessado reunir toda documentação, trabalho este que nosso Escritório realiza pra você.

Ainda que muitos currículos de mestrado ou doutorado sejam oferecidos em inglês, não há exigência de testes padronizados como o TOEFL ou o IELTS na seleção inicial. No máximo, é solicitada uma declaração do candidato sobre sua proficiência no idioma. Cabe ao estudante, portanto, ficar atento às exigências específicas de cada instituição, disponíveis nos sites oficiais.

Quais são os custos com a anuidade do Mestrado?

Quando se trata de anuidade/mensalidade (ou “propina”, como é chamada por aqui), os valores podem variar de acordo com a instituição de ensino e os acordos firmados com o Brasil. Algumas delas estabelecem valores menores para os países lusófonos, como é o caso da Universidade do Porto.

Também há diferença para os níveis de formação, como é o caso dos custos para graduação e pós-graduação. Na Universidade de Coimbra, famosa por concentrar mais estudantes brasileiros, a mensalidade sai por 700 euros.

Já na Universidade do Minho (em Braga), que em algumas disciplinas chega a ser melhor rankeada do que a de Coimbra, as propinas mensais saem por aproximados  300 euros, portanto menos da metade do valor das propinas da Universidade de Coimbra. Por tal motivo, a Universidade do Minho é uma excelente escolha para você que queira estudar em Portugal (ótimo ensino, recepção muito boa e melhores preços de mensalidade).

As vantagens de estudar em Portugal são muitas e nosso escritório está aqui à disposição para te colocar dentro das Instituições de Ensino portuguesas.

Marcus Castello Branco, Advogado, especialista em direito de imigração, sócio fundador do escritório de advocacia Total Brasil Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *