Quem nunca pensou em sair do Brasil? O atual cenário político que o país atravessa, questões como saúde pública e principalmente segurança são fatores determinantes na hora de tomar tal decisão.

Algum tempo atrás se alguém comentasse isso com você, com certeza o possível destino seria os EUA. Porém, atualmente um outro país entrou forte na lista de possíveis destinos dos brasileiros. Portugal tem uma série de vantagens que podem pesar significativamente nessa escolha.

POR QUE PORTUGAL?

Entre as muitas facilidades que Portugal oferece para quem planeja morar em outro país, as que mais pesam na hora da escolha são o mesmo idioma (o português) e a possibilidade de o cidadão estrangeiro se legalizar através de um contrato de trabalho.

Não, você não entendeu errado, é exatamente isso! Através de um contrato de trabalho é possível se legalizar dentro do país. E é com essa informação que um número expressivo de brasileiros chegam a uma conclusão bem simples e lógica, que logo parece ser uma ideia brilhante, um plano perfeito, sem riscos e sem falhas.

UMA EXCELENTE IDEIA

Realmente, parece ser bem simples… Eu vou passear em Lisboa, como um bacalhau num restaurante bacana, tomo um bom vinho, fico chamando todo português de Manoel e aproveito um pouco todas as maravilhas que a cidade e o país podem me proporcionar. Depois, faço um currículo bem legal, coloco minha escolaridade, além da minha experiência profissional que tive no Brasil, e pronto! Estou apto e qualificado para concorrer a uma vaga de trabalho em Portugal.

Após conseguir o meu emprego, dou entrada na segurança social (requisito essencial para legalização), e aí para resumir a história eu vivo feliz para sempre. Viu como é fácil? #PartiuPortugal!

PESQUISANDO SOBRE O ASSUNTO

Infelizmente, quando pesquisamos na internet sobre vir morar em Portugal, é exatamente essa a conclusão que os produtores de conteúdo nos passam. Parece ser tudo muito simples e fácil, acima de qualquer possível dificuldade. Vídeos no YouTube sobre essa questão são vários. A maioria esmagadora deles te incentivando a vir da mesma forma que eles vieram,
como turistas e conseguindo um emprego, para, somente depois se legalizar. E por que não?!

Você acaba concluindo que, se deu certo para aquela pessoa do canal, dará certo para você também. E o número de vídeos e canais no YouTube falando sobre esse assunto reforça ainda mais a ideia de é realmente muito fácil e que tudo funciona de forma simples e rápida.

A questão é, se você já tem a sua opinião formada, dificilmente você vai pesquisar maiores e melhores informações em outros meios confiáveis (tais como escritórios de advocacia especializados em imigração e assessorias renomadas) de como morar legalmente em Portugal e, desta forma, você faz as suas malas e arrisca a sorte vindo para Portugal mesmo sem ter o visto de residência, colocando a sua vida e as vezes até de toda sua família em risco.

Pode parecer que eu peguei pesado falando em arriscar a sorte, mas é exatamente isso que as pessoas que entram em Portugal com intuito de imigrar estão fazendo.

FALANDO ABERTAMENTE

A diferença entre nosso Blog e todos os outros meios de comunicação que propagam esta magnífica ideia (salvo raras exceções) é que nós não ganhamos, nem pretendemos lucrar de nenhuma maneira ganhando “likes” ou “views” no YouTube passando informações tendenciosas e incompletas para agradar quem leia ou assista o que nós publicamos. O nosso compromisso é com a verdade e a transparência.

Nosso objetivo com este artigo não é de te desanimar, nem mesmo “jogar água fria” nos seus projetos, mas existe uma realidade que você verá pouquíssima gente falando a respeito em toda internet. E é exatamente sobre isso que nós vamos te alertar a partir de agora.

Começando por um fato muito importante, que pode ter passado desapercebido por você quando assistiu no YouTube algum conteúdo a respeito daquilo que falamos até aqui.

Você deve ter visto muitas pessoas falando onde trabalham, talvez até mesmo falando o que fazem no seu emprego, porém, sinceramente, eu nunca assisti ninguém falando o valor do seu salário, sobre sua folga semanal ou mesmo quantas horas a pessoa trabalha por dia.

Ahh, mas é antiético falar quanto ganha… Pode até ser mesmo, mas o interesse deles não é passar o máximo de informação para você que está almejando vir pra Portugal? A verdade é que essa informação não é interessante lhe passar, já que tal informação pode (e com certeza
irá) acabar te desmotivando.

Em alguns vídeos a própria pessoa fala que não está tendo tempo para colocar mais conteúdos e/ou vídeos, atualizar o canal, fala que está muito corrido, que está cansado… E aí? Qual deve ser o motivo dessas afirmações?

Para saber mais profundamente sobre essa questão do trabalho/emprego em Portugal leia nosso artigo “Consigo emprego em Portugal como turista?”

Uma dica é entrar em grupos no Facebook (Empregos em Portugal; Brasileiros em Portugal; dentre outros) e comece a analisar tudo o que é postado lá, afinal de contas não é errado aprender com as experiências de outras pessoas, sejam elas boas ou ruins. Lá você vai ver bastante coisa, além de muitos relatos de pessoas que infelizmente tentaram entrar como
turistas com a intenção de posteriormente ficar em definitivo no país, porém foram deportadas porque não se atentaram a detalhes de extrema importância. Pessoas que nem mesmo chegaram a sair do aeroporto de Lisboa ou do Porto e que, infelizmente, por falta de uma orientação profissional, voltaram para o Brasil no mesmo dia.

E aí, Falta de Sorte? Claro que não… Pode até ser falta de orientação!!!

Eu imagino a tristeza da pessoa que teve que voltar, sendo imensurável o tamanho da decepção pela qual este homem, mulher ou até mesmo uma família sofreu ao ter que voltar para o Brasil, sem nem mesmo sair do aeroporto (barrado no imigração).

Isso porque Portugal não é país de oba-oba. Digamos que (com o perdão da brincadeira) os Manoéis e as Marias não são bobos como nas piadas contadas por nós brasileiros. Aqui existem regras, existem leis e, ao contrário do que infelizmente algumas vezes acontece no Brasil, aqui elas funcionam de verdade.

Minha preocupação com este artigo é de alertar a você que pensa vir morar em Portugal, de te dizer como são as coisas verdadeiramente, sem criar expectativas que não sejam possíveis de serem realizadas. Não quero acabar com seus sonhos (de forma alguma), mas também não quero alimentar ideias que sejam totalmente insanas e sem o menor planejamento.

Venha sim para Portugal, porém faça um PLANEJAMENTO! Procure se informar através de fontes que te mostrem a realidade, que te mostrem o caminho certo a percorrer dentro da lei, assim, com certeza, sua vinda para a terrinha será um sucesso!!

Portugal é um país muito receptivo, além de ter muitas oportunidades, portanto, basta você vir de forma legal, tendo uma boa orientação acerca de todos os trâmites a seguir e, com certeza você será muito bem recebido e conseguirá construir sua nova vida com dignidade, respeito e, principalmente, com toda estrutura que um pais de primeiro mundo pode
proporcionar a você e a toda sua família.

Marcus Castello Branco, Advogado, especialista em direito de imigração, sócio fundador do escritório de advocacia Total Brasil Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *